Radiação na saúde

11/06/2011 17:50

 

Uso na radiação na medicina 

 

Os radiofármacos são ferramentas importantes para o tratamento de doenças. São produzidos em reatores nucleares e em aceleradores de partícula. Esses radiofármacos são injetados no paciente emitindo radiação, que é detectada no exterior do corpo com um detector, mostrando como vai o funcionamento dos órgãos.

As radiações nucleares são utilizadas principalmente no tratamento de câncer e tumores. A irradiação mata as celulas cancerosas e impede a multiplicação. Outro uso dessa radiação é a irradiação de sangue com raios gama. Esse método é usado nos paciêntes com deficiência imunológica. Entre outros usos, o tratamento com radiação diminui os linfóctios T - células de defesa - no sangue doado, o que diminui o risco de rejeição do órgão ou tecido transplantado no paciente.

 

 

Doenças Causadas pela Radiação Nuclear

Doenças causadas imediatamente diante alta exposição de radiação:

  • queimaduras
  • distúrbios gastrointestinais, como anorexia, diarreia, vômitos e náuseas
  • síndrome cerebral, perturbações psíquicas
  • alterações sanguíneas, como leucemia
  • Infertilidade
  • Baixa defesa orgânica
  • Infecções
  • Síndromes cardiovasculares

Já com o passar do tempo, chegam as doenças que não ocorrem na hora, e que vão se desenvolvendo com o passar do tempo, como o câncer. As vítimas de contaminação dependendo do grau de exposição só irão descobrir as outras doenças com o passar do tempo, mas elas chegam, como por exemplo as vítimas de Chernobyl: o índice de vítimas do vazamento radioativo ainda vai ocorrer durante muito tempo, até a 3ª geração. 

 

Fora doenças como câncer, acontecem também mutações genéticas, que é provocada também pela exposição de radiação. Essas mutações serão hereditárias, por conta da alteração de DNA dos contaminados. Essa conclusão foi construída com base em experiências realizadas em ratinhos de laboratório, que tomavam altas doses de raios X. As mutações incluem em má formação de membros, ou a falta deles, como dedos a mais, falta de um braço, má formação cerebral e má formação de órgãos.

 

 

 

Por Rodrigo Damasceno e Bia Berica

Fonte: www.biodieselbr.com