Grandes problemas dos acidentes
Contaminação Nuclear
A radiação exposta em altas doses trazem graves problemas em um corpo humano, em curto ou grade prazo. A bomba atômica, por exemplo, pode destruir todas as células do corpo, levando à morte rápida. A exposição à níveis grandes de radiação também leva ao impedimento de divisão das celulas, à danos permanentes às células, e modificações na estrutura genética. Esses danos são por exemplo câncer, como a leucemia, caracterizada pela reprodução descontrolada de glóbulos brancos no sangue.
As pessoas expostas à radiação também podem ter filhos com sérios problemas, como ausência ou má formação de membros.
É por conta desses problemas que está havendo tanta preocupação em relação à exposição de radiação no Japão, por conta do vazamento dos reatores que explodiram na Usina Nuclear de Fukushima.
Um exemplo de nível alto de contaminação foi em Chernobyl, que foi um dos acidentes mais notórios da história, em 1986. Um reator explodiu e liberou uma imensa nuvem radioativa, contaminando pessoas, animais o meio ambiente. As pessoas que morreram por contato direto com a radiação chegaram à 28, eram funcionários da usina. Estudos dizem que até 60 mil pessoas morreram ou ainda vão morrer em virtude das doenças que a contaminação proporciona.
Por Rodrigo Damasceno