Entendendo o que aconteceu em Fukushima

06/06/2011 16:28

Afinal, o que houve no Japão?

Bom, partindo do início!
 

No dia 11 de março de 2011, no horário local, o Japão sofreu por conta de um terremoto de 9 pontos na escala Richter, no Litoral nordeste. Instantes depois ao terremoto, o litoral foi tomado por ondas de até 10 metros, invadindo a cidade, informações dadas da agência Kyodo. A tsunami arrastou barcos e embarcações pela cidade. Veículos estacionados na rua também colidiram com esses barcos, e foram submersos pelas ondas junto com as casas.

Prédios, aéroportos, escolas, ao som de sirenes, mostrando a pressa da evacuação. Tudo na cidade ficou paralisado, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido, aéroportos fechados, carros detidos nas estradas, os meios de comunicação prejudicados.

E foi após esse pânico que se iniciou, possívelmente o maior transtorno, além das perdas...

Um estado de Emergência Nuclear foi emitido pelo Governo do Japão. Motivo? Falha no sistema de resfriamento de um Reator da Usina Nuclear de Fukushima. No pânico, o governo mandou a evacuação de mais de 2000 pessoas que moravam em volta da Usina.

12 de março, Uma forte explosão acontece na Usina Nuclear de Fukushima, um dia depois do terremoto. Quatro empregados ficaram feridos na explosão. A companhia de energia elétrica Tokyo Eletric Power afirmou ter liberado um pouco de vapor radioativo para diminuir a pressão de dentro do reator. Declararam também que acompanharam a situação e tudo estava sob controle.
Dentro da central de Fukushima, a radioatividade registrada na sala de controle do reator atingiu nível mil vezes maior ao normal após o problema da refrigeração.

22 de março, a eletrecidade volta a funcionar em um dos 6 reatores da Usinacomeça a constatação de perigo de contaminação radioativa. O reator 3 é o que mais preocupa, pela quantia considerável de urânio e plutônio. Para evitar novos vazamentos de radioatividade dos reatores, as operações prosseguiram para tentar restabelecer os sistemas de resfriamento dos reatores.

Todo esse acidente afetou de certa forma também a economia do Japão, por conta do país ter se paralisado, mas é questão de pouco tempo para que tudo se retome, já que ele está dentro dos maiores blocos economicos do mundo.

Por Bia Berica.


Crie um site gratuito Webnode